O primeiro concurso que busca visibilizar a produção literária escrita em portunhol, um fenômeno muito comum nas zonas fronteiriças entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Não há uma definição consensual sobre o que se entende por portunhol. O termo se refere a fenômenos de naturezas diferentes, tais como a fala de zonas fronteiriças entre o Brasil e os países de língua espanhola, a fala dos imigrantes hispano-americanos no Brasil e dos imigrantes brasileiros nos países hispano-americanos, a fala dos turistas destas regiões etc. Literariamente, o termo já foi recriado e imaginado de diversas maneiras.
Pessoas maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, residente em qualquer local.
Não é necessário: o tema é livre.
Sim. Não serão aceitas obras que estejam publicadas em qualquer meio ou formato, que tenham sido premiadas anteriormente e/ou cujo resultado se encontre pendente de resolução em outros certames ou publicações.
Não. Pode-se participar com apenas um texto.
Sim. Não há limite para a quantidade de autores de uma mesma obra.
Textos de qualquer gênero (narrativa, prosa, poesia, ensaio, biografias, autobiografias, crônicas etc.) com uma extensão de 300 a 30.000 caracteres com espaços, que estejam escritos em portunhol ou que respondam ao imaginário do portunhol.
Um comitê de leitura formado por acadêmicos com muita experiência no estudo de textos em portunhol. Após isso, as obras finalistas serão lidas por Eliana Sturza. Ana Elisa Ribeiro, e Javier Gasparri
Até às 23:59h (hora da Argentina) do dia 31 de julho de 2023.
O júri vai escolher de cinco a dez obras, que farão parte de uma antologia digital a ser publicada pela Editorial Heterónimos, com acesso livre e gratuito. O livro contará com uma campanha internacional de imprensa e difusão.
Não. A participação é gratuita.
A decisão do júri será divulgada em setembro de 2023, durante o evento “Portuñol e outras ervas”, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Para: info@desmadres.org
Clicando aqui.
Las sedes fueron
Apoyaron
Acompañaron