Copia-de-Agregar-un-titulo-1500-×-500-px

EDITAL DO PRÊMIO DESMADRES DE ESCRITAS EM PORTUNHOL 

Desmadres - festival de literatura latino-americana, UnaBrecha e Grupo Heterônimos (doravante, os “organizadores”) lançam o edital de participação no PRÊMIO DESMADRES DE ESCRITAS EM PORTUNHOL (doravante, o “prêmio”).

O prêmio conta com apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, de 100fronteiras e do Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo.

A participação está sujeita às seguintes regras, consideradas como conhecidas e aceitas pelos participantes no momento de submissão de sua obra.

1. Poderão participar autores maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade e país de residência, que submetam textos escritos em portunhol, ou que respondam ao imaginário do portunhol, originais e inéditos em qualquer formato, seja impresso ou digital.

2. Não serão aceitas obras que tenham sido premiadas anteriormente e/ou cujo resultado se encontre pendente de resolução em outros certames ou publicações.

3. Os participantes declaram ser os autores de suas obras e possuir todas as faculdades necessárias para dispor livremente delas.

4. A participação neste concurso é gratuita.

5. Os participantes poderão submeter apenas uma obra, que deverá conter entre 300 e 30.000 caracteres com espaços. O tema é livre, bem como o formato de apresentação e o estilo.

6. Cada obra deverá ser assinada com pseudônimo pelo participante – ou pelos participantes, em caso de que se trate de uma coautoria. Não há limite para a quantidade de autores de uma mesma obra.

7. Os que desejarem participar deverão se registrar com seus dados reais e fazer upload da obra em formato .doc ou .docx no formulário disponível em www.desmadres.org/premio-portunhol/. Após isso, cada participante receberá uma confirmação por e-mail de que o upload da obra foi realizado corretamente.

8. As obras serão recebidas até às 23:59h do dia 31 de julho de 2023 (hora da Argentina), podendo ser concedida uma extensão do prazo, caso os organizadores considerem necessário. 

9. As obras serão lidas em primeira instância por um comitê de avaliação – composto por acadêmicos com muita experiência no estudo do portunhol – que ficará encarregado de selecionar 20 a 30 obras que serão levadas ao júri.

10. O júri lerá as obras finalistas e escolherá de 5 a 10, que farão parte de uma antologia digital, publicada pela Editorial Heterónimos, cujo acesso será livre e gratuito. 

11. O prêmio não poderá ser declarado deserto.

12. A decisão do júri será divulgada em setembro de 2023, durante o evento “Portuñol e outras ervas”, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, podendo ser postergada por até seis meses, se os organizadores considerarem necessário. 

13. As únicas comunicações que os organizadores terão com os participantes serão as que forem realizadas por meio da imprensa e pelas redes sociais, a fim de divulgar notícias sobre as diferentes instâncias do prêmio. 

14. O material digital submetido será eliminado de forma permanente dos registros dos organizadores, uma vez finalizado o prêmio.

15. Se as obras premiadas não cumprirem quaisquer condições estipuladas anteriormente, os organizadores poderão mover possíveis ações contra os participantes por danos e prejuízos, além de ficarem eximidos de qualquer compromisso de pagamento e/ou publicação. 

16. Para quaisquer questões de ordem judicial, as partes estão sujeitas à jurisdição ordinária, competente em razão da matéria, da Cidade Autônoma de Buenos Aires, República Argentina, com expressa renúncia a qualquer outro foro ou jurisdição que lhes possa corresponder.